Imagem de capa © Duarte Santo

Coordenação e Edição do n.º 3 – Ana Salgueiro 

Convite à publicação aqui

 

 ouverture _ pre.lú.di.o  | Ana Salgueiro 

 ENSAIOS | ESSAYS
Drifting Within Navigation. Multiple Fields of Experience and Ecology of Practices |  Sara Anjo

Abstract: This essay is a reflection about the artistic research I developed during the Das Choreography master’s programme (2014–2016). During that dance field based research, I followed a process of drifting within navigation, working with detours, while a direction was being revealed. This process was based on several artistic practices and performative events such as dances, walks, meditations, audio choreographies, maps, and scores, among others that generated an environment of multiplicity. The research also explored multiple fields of experience as a process for thinking and sensing, for affecting and being affected, i.e., as a way to look at the body from it’s multiple perspective. It generated different encounters, and a collective work as a moment of experimental togetherness, unfolding openness to the unknown. An openness that unravels the pleasure of not knowing.

Keywords: drifting within navigation, multiple fields of experience, experimental togetherness, soliloquy, coliloquy, ecology of practices, intensive maps.

  Dois Ensaios com Terra, Tambor e Voz Humana  |  Daniel V. Melim  e  Maria Petersen

Se te aproximas do centro, o centro aproxima-se de ti. És um espelho de pele, com terra a suportar-te. Se te aproximas, o centro aproxima-se de ti. Podes ir buscar a velhinha doutrina das assinaturas para o explicar (Pearce, 2008), e parafrasear as ideias atribuídas a Hermes Trimegisto, dizendo que o que está em cima é igual ao que está em baixo, e que o que está dentro é igual ao que está fora (Ebeling, 2007), mas aproximares-te do centro nunca esgotará o mistério do lugar em que essa aproximação ocorre. Se te aproximas, é porque algo chama sempre, ainda que esse algo tenha o seu rosto inesgotável sempre voltado para o escuro. Podes dizer que o mundo se aproxima porque te aproximas do mundo, mas tens apenas vislumbres em fuga do padrão de luminosas cordas secretas que operam essa simetria constante. Sobre esta operação irresolúvel, e como uma alegria sem dono, pairam a luz e o som que acordam quando fazemos por nos aproximar vivamente do nosso espelho de carne e osso. Com a terra, aqui e hoje […]
  Nem às Paredes Confesso | Fátima Spínola 
O Teatro Municipal Baltazar Dias foi a minha “casa” durante dezoito meses, uma gota no oceano na vida de um espaço, cujas vivências iniciaram há 130 anos. Neste curto período de tempo, uma das minhas funções foi a de guiar os visitantes pelo espaço. Por detrás da história contada e recontada sobre factos e nomes que marcaram a cultura desta casa, o mais intrigante veio das paredes, das áreas de serviço e dos recantos mais escuros. […]
 DIÁLOGOS  | DIALOGUES
Tornar visível o que não se vê. Relato de uma Visita Encenada ao Teatro Municipal de Baltazar Dias  | Catarina Claro
 
Na temporada 2017/2018, o Serviço Educativo do Teatro Municipal Baltazar Dias, em parceria com a Associação Cultural Casa Invisível, apresentou à comunidade uma nova atividade educativa no âmbito do projeto Baltazar Júnior: as Visitas Encenadas “Prazer em Conhecer, Baltazar”. Quase quinhentos visitantes depois, chegou a hora de contarmos a estória de como aqui chegámos […]
  Entrevistas de Passagem [a projetos performativos contemporâneos translocais]
     Camões English Theatre Company (Lisboa) [conheça o projeto aqui]
     New Maker Ensemble (London) [conheça o projeto aqui]
     S. A. Marionetas | Teatro e Bonecos (Alcobaça) [conheça o projeto aqui]
     Teatro Feiticeiro do Norte (Funchal) [conheça o projeto aqui]
 … outros a confirmar em breve…
 
 
 OLHARES CRUZADOS | Merce Cunningham, John Cage & Funchal (1981-2018)
Music of Changes: uma Interpretação  |  João Pedro Pupo
 
“I have nothing to say and i’m saying I”, a declaração quase paradoxal que aparece três vezes ao longo do livro Silence (Cage, 1961)  e o título da conferência em sua homenagem, realizada 29 de Maio de 2018 no Colégio dos Jesuítas, no Funchal. Foi com algum pesar que a inconveniência geográfica me impossibilitou de participar presencialmente. No entanto, foi-me dada a oportunidade de o fazer na perspectiva de compositor convidado. […] aceitei a proposta para interpretar uma obra de Cage. Aproveitei a oportunidade para tomar a Music of Changes como minha, sendo que, de todo o seu repertório, é a peça que mais tem influenciado as minhas metodologias. Escrita em 1951 para David Tudor, pianista e seu frequente colaborador, Cage utilizou os 64 hexagramas do I-Ching em que, com moeda ao ar, recolheu dados para definir orientações e decisões para compor a Music of Changes. […]
Exemplar no. 1 (2016)  | Rodrigo B. Camacho  e  Sara Rodrigues
“Exemplar no. 1” é um pequeno ensaio sobre performatividade quotidiana, sobre a invisibilidade (ou melhor, sobre a inaudibilidade) dos pequenos gestos e, inevitavelmente, sobre a negação sensibilizante dessa mesma imperceptibilidade, desse silêncio. […]
 NOTAS de LEITURA e de EXPERIÊNCIAS PERFORMATIVAS | BOOKS & PERFORMANCES REVIEWS
 
Basalto, uma arma de fogo – Artitude [em modo Aula Pública] de António Barros [Coimbra, maio de 2017] | Nota de experiência performativa de Augusta Vilalobos Nascimento (FPCE – UC)
 
Sandro Patrício Gama Nóbrega (2018), Leitura em voz alta na aula de Português. Espaço(s) e modo(s) de intervenção | Recensão crítica de Cristina Mello (FL-UC)
 
 
   Partilhamos AQUI algumas sugestões de livros, cuja apresentação crítica consideramos ser potencialmente interessante para a discussão em torno do tema de capa deste n.º 3 da revista TRANSLOCAL. Esta lista não é, contudo, exclusiva. BOAS LEITURAS!