Convite à Publicação

Convite à Publicação

A revista TRANSLOCAL. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas procura explorar e discutir a possibilidade da transcendência do(s) lugar(es), físico(s) e virtual(is), entendendo-o(s) como espaço(s)/tempo(s) expandido(s), onde local e global surgem como realidades implicadas e dinâmicas. Analisará, com particular atenção, não só os processos geopolíticos, sociais, históricos e culturais de en-contro local e urbano, como também as diversas formas de expressão artística resultantes desses fenómenos, entendendo que estes, na contemporaneidade e seja na cidade do Funchal ou seja em outras coordenadas, sempre implicam quer o desenvolvimento de laços de identificação local, quer a construção de ligações de pertença a diversas redes externas, situáveis para além-do-local.

Na sua edição online, a TRANSLOCAL publicará números regulares (não sujeitos a uma temática específica) e números especiais, nestes casos dedicados a um tema, uma questão ou uma obra/personalidade de relevo nos sistemas culturais locais, nacionais ou até internacionais.

A TRANSLOCAL acolherá com interesse propostas para publicação em três secções da revista:

  • Ensaios
    • escritos
    • visuais
  • Artigos
  • Sugestões de Leitura (sob a forma de efetivas recensões críticas ou, em registo mais livre, sob a forma de apontamentos/recomendações de leitura sobre publicações manifestamente relevantes para o entendimento e o debate acerca das culturas contemporâneas locais e urbanas)

As propostas submetidas deverão respeitar as normas de edição da revista (ver aqui) e ser enviadas para o contacto eletrónico oficial da revista: translocal.revista@mail.uma.pt.

Todos os textos publicados serão objeto de avaliação por parte de elementos da Comissão de Leitura da revista.