Duarte Santo

Duarte Santo

Arquiteto, urbanista, paisagista, é também docente universitário e investigador. Duarte privilegia abordagens transdisciplinares, quer na exploração de ferramentas de reflexão e intervenção sobre dimensões espaciais, sociais e culturais da realidade, quer no cruzamento entre arquitetura, paisagem e turismo.

Licenciado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e com pós-graduação em Planeamento e Desenho do Ambiente Urbano, pela mesma universidade, concluiu o Mestrado em Arquitetura da Paisagem pela Universidade Politécnica da Catalunha, com a tese “A dos velocidades: paisaje y turismo en Madeira, entre la vía rapida y los miradores” que recebeu a mais alta distinção pelo júri.  Desde 2015, desenvolve um projeto de doutoramento na Universidade de Westminster, onde explora noções de co-criação, emergence e assemblagem na relação entre paisagem e turismo, em espaços insulares. É professor de Architectural Design, Skills and Fabrication no departamento de Arquitetura da University of Westminster, em Londres, onde também leciona módulos curriculares em “Island Tourism” e “Eventful Cities”, no curso de Turismo e é orientador de Projetos Finais de Licenciatura. Na Universidade de Cardiff tem lecionado a disciplina de Projeto Urbano, no Masters in Urban Design (MAUD).

Articulando uma sólida formação académica com uma forte prática profissional, Duarte Santo é autor de vários projetos e colaborou com prestigiados ateliers internacionais (como Allies & Morrison, em Londres, ou o OMA, em Roterdão). Destaca-se no seu percurso profissional, a colaboração em projetos como a Casa da Música, no Porto, a ampliação do Oceanário de Lisboa, o consulado de Portugal no Rio de Janeiro e em planos urbanos em Londres e no Médio Oriente.

Concebeu e coordenou o projeto curatorial “A2V: olhares, visões e expressões da paisagem contemporânea da Madeira”, que resultou numa exposição no MUDAS, em 2013; o workshop internacional “Landscape & Tourism in Zagreb”, na Croácia; e, mais recentemente,TRACE, um projecto de research/creation e exposição, que integrou o London Festival of Architecture, em 2017.
Atualmente é coordenador do Grupo de trabalho UMa Paisagem CIERL, da Universidade da Madeira, e da Comissão organizadora do III Colóquio Internacional INSULA. Para Além de Natureza/Artifício. É editor convidado da seção temática “Discursos Periféricos de Modernidade” no Urban Islands Studies, e é co-fundador, coordenador e editor de TRANSLOCAL. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas – um projeto multidisciplinar que promove a reflexão e a produção intelectual e artística, no diálogo acerca de culturas urbanas locais e globais.