Projeto

Projeto

TRANSLOCAL. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas é um projeto orientado para a divulgação e para o estudo de fenómenos culturais contemporâneos locais e urbanos, com alcance internacional. Materializa-se, sobretudo (mas não exclusivamente), na edição de uma revista destinada a um público heterogéneo, local, nacional e internacional, que terá uma edição online e outra impressa em papel, autónomas, mas dialogantes entre si e cada uma dotada de registo ISSN próprio. TRANSLOCAL assumirá, assim, uma orientação de análise e divulgação cultural, tendo em vista não apenas o seu contexto local, mas também potenciais articulações translocais e internacionais.

A edição online, com registo ISSN 2184-1519, terá atualizações regulares trimestrais, onde serão publicados trabalhos em cinco secções distintas: ENSAIOS, ARTIGOS, DIÁLOGOS, OLHARES CRUZADOS e SUGESTÕES DE LEITURA. A edição digital da revista não estará sujeita a temáticas exclusivas, embora estas possam ocorrer. TRANSLOCAL quer privilegiar a divulgação trimestral de trabalhos que, provenientes de diversas áreas e geografias (culturais), abordem questões relacionadas ou com os temas nucleares do projeto, ou com atividades e eventos que a TRANSLOCAL promova ou a que esteja associada como parceira.

A edição impressa em papel, com o registo ISSN 2184-1047, terá uma regularidade anual, estando cada número subordinado a um tema específico definido pela sua Coordenação, depois de esta consultar a Comissão de Leitores, a Comissão Externa de Aconselhamento e os responsáveis pelo pelouro da Cultura da CMF. Depois de selecionado o tema de capa anual, a Coordenação da revista publicará em diversas redes académicas, artísticas e culturais um convite à publicação em língua portuguesa e em língua inglesa. As propostas de trabalhos a publicar serão objeto de avaliação por pares, entre os membros da Comissão de Leitura da revista.

Editada no Funchal, numa parceria entre o Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira (UMa-CIERL) e a Câmara Municipal do Funchal (CMF), TRANSLOCAL. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas tomará como topos particular de interesse o Funchal, para, a partir daqui, pensar (com) outras realidades culturais locais e urbanas.

Deste modo, a revista estimulará a produção de conhecimento numa das áreas transdisciplinares estruturantes do UMa-CIERL: os Estudos Locais. Simultaneamente, cumprirá duas das orientações estratégicas deste centro de investigação da Universidade da Madeira:

  1. promover uma maior e mais eficiente integração do trabalho académico desenvolvido pelo UMa-CIERL na tessitura social, económica, cultural e política da RAM, promovendo trabalhos individuais e projetos coletivos orientados pelos princípios do rigor, da qualidade e da exigência científicos, mas também pelo princípio da responsabilidade social atribuível à construção do saber académico;
  2. estimular a cooperação interinstitucional, seja com parceiros académicos nacionais e internacionais, seja com instituições não académicas locais, regionais, nacionais ou estrangeiras.

De igual forma, TRANSLOCAL. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, enquanto instrumento de comunicação, divulgação e estudo crítico, que se quer movimentar entre a designada alta cultura e a cultura de massas, estabelecendo pontes e disponibilizando conteúdos que promovam a divulgação e a reflexão crítica sobre temáticas culturais contemporâneas locais e urbanas, assumir-se-á como fenómeno de marketing social relativo às dinâmicas culturais da cidade do Funchal junto de públicos regionais, nacionais e internacionais, contendo em si, deste modo, o potencial de vir a ser quer um suporte de aconselhamento relativamente às políticas culturais da CMF, quer um fator de estímulo à inovação cultural no município.

ESTRUTURA DA REVISTA

  • ouverture pre.lú.di.o (editorial)
  • Ensaios  (por convite dirigido a autores com reconhecido mérito e cujo trabalho desenvolvido diga respeito ao tema de cada número da revista)
    • Visuais/Musicais
    • Escritos
  • Artigos (submissões em resposta a um convite à publicação aberto à colaboração geral)
    • Do Funchal
    • Por outras coordenadas
  • Diálogos (testemunhos de experiências; memórias; entrevistas)
  • Olhares cruzados (divulgação crítica de fenómenos culturais contemporâneos com relevo no sistema cultural do Funchal e/ou de outras cidades)
    • trabalho inédito ou esquecido sobre o tema de capa, dirigido a um artista/criador ou coletivo de artistas/criadores
    • texto sobre a obra do artista/criador convidado
  • Sugestões de leitura